Etiquetas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Porto, Festas do São João


A Festa de São João do Porto é já um dos marcos incontornáveis da vida da cidade e que conta com a visita de um número cada vez maior de turistas e visitantes, para participar durante todo o mês nas iniciativas que vão decorrendo um pouco por todo o lado.

Este ano, uma vez mais, um programa vasto e variado, que decorre de 29 de maio a 8 de julho, promete encher a cidade de animação, oferecendo tradição, animação cultural, música e animação de rua, com pontos altos em eventos especiais e na Noite de São João.

A cidade veste-se de cor, cheira a tradição e enche-se de alegria.

Mas especialmente na noite de 23 para 24 de junho, a Noite de São João, o Porto transforma-se num imenso abraço e acolhe milhares de pessoas num convívio inigualável e inesquecível que dura até de madrugada.

Nas ruas, as cascatas, únicas em Portugal, chamam a atenção de quem passa para uma tradição que representa, em miniatura, lugares da cidade e costumes de outros tempos, com casas, caminhos traçados de areia e musgo, figuras de barro pintadas de cores vivas que representam as pessoas no seu quotidiano, laborando nas suas profissões, muitas delas já desaparecidas, e animais que nos dias de hoje já não se vêm nas cidades, sendo a mais famosa de todas a cascata das Fontaínhas.

No programa de festas há sempre tempo para a competição, presente na já tradicional regata de barcos rabelos, que percorre uma extensão de 1,5 km, desde a Foz do Douro até à Ponte Luís I, na Ribeira, na corrida de S. João, nos concursos de cascatas, nos concursos de montras, no concurso de rusgas e no de quadras populares alusivas ao S. João.


A noite de 23 de Junho é a noite mais alegre do ano, em que multidões de pessoas vêm para a rua festejar o santo que favorece os amores. Na Baixa, apregoa-se nas ruas a venda dos tradicionais manjericos, cravos, erva-cidreira, ”alho-porro” e dos modernos martelinhos, que servem para bater amigavelmente na cabeça de quem passa e que contagiam, desde o início do dia, quem está na cidade, anunciando a diversão mais tardia. As fogueiras de S. João são ateadas nas ruas, por grupos de moradores e amigos que, saltando por cima delas, demonstram a sua coragem. À meia-noite do dia 23 de Junho há fogo-de-artifício, ou fogo de S. João, lançado a partir do rio. As margens do Douro enchem de milhares de pessoas para assistir ao maior espetáculo do ano, pleno de luz, cor e emoção.




Os tradicionais balões de S. João, feitos em papel e em cores variadas são cuidadosamente lançados em direcção ao céu, proporcionando um espectáculo ímpar de centenas de pontos de luz.

Na noite da Festa ou no dia de São João come-se caldo verde com broa, carneiro ou sardinha assada, salada de pimentos e, para sobremesa, leite-creme ou bolo de S. João, devidamente acompanhado do delicioso Vinho do Porto.
A noite de S. João termina na Foz do Douro, com o povo a rumar em direcção ao mar até ao nascer do dia.







domingo, 24 de junho de 2012

Paris, Shangri-la Hotel


Construído em 1896 por Ernest Janty, o palácio de Roland Bonaparte, sobrinho neto de Napoleão, era uma grande mansão que combinava ecleticamente estilos dos séculos XVII e XIX. Situado no elegante 16th arrondissement de Paris, adjacente à Praça do Trocadéro e ao Palais de Chaillot, o prédio foi inteiramente restaurado e modernizado pelo arquitecto Richard Martinet, para que se pudesse transformar no mais novo e luxuoso Hotel em Paris: o Shangri-la Hotel.



A apenas 600 metros da Tour Eiffel, é símbolo de elegância e glamour. Constituídos por 81 quartos, alguns com deslumbrantes paisagens para a Tour Eiffel e o Rio Sena. As 27 suites localizadas nos últimos andares contam com terraços privativos, onde é possível desfrutar de momentos inesquecíveis da Cidade.


















Três suites temáticas aguardam pelos hóspedes mais exigentes: La Suite Chaillot, La Suite Shangri-la e La Suite Impériale. 

A primeira, La Suite Chaillot, presta homenagem ao Palais de Chaillot e possui 110 m² de puro luxo e terraço de 35 m² aos pés da Tour Eiffel.






La Suite Shangri-la é como uma jóia da coroa oriental, situada no topo do hotel. Com 220 m² de puro luxo, a suite é uma das maiores de Paris e conta com quarto, sala de estar, mesa de jantar e despensa. Esta suite pode ser transformada num generoso apartamento de 500 m² ocupando todo o sétimo andar. A vista panorâmica inclui pontos históricos de Paris, como o Grand Palais e as pontes sobre o Rio Sena. Originalmente era o apartamento privativo de Roland Bonaparte.








La Suite Impériale está localizada no segundo andar e conta com uma rica decoração que nos remete ao período imperial – pé direito alto, amplas áreas envidraçadas, ornamentadas com molduras entalhadas e folheadas em ouro, e é considerada a suite mais sofisticada da cidade de Paris.





Para um sofisticado jantar gourmet, o premiado chef Philippe Labbé recebe seus convidados no L’Abeille, um fantástico restaurante, com atmosfera encantadora e um lindo jardim em anexo. Os pratos preparados com ingredientes frescos e de alta qualidade envolvem os convidados, os sabores e a apresentação dos pratos despertam os sentidos e as mais inusitadas emoções. Premiado com duas estrelas Michelin.




O restaurante Shang Palace oferece pratos premium da autêntica culinária cantonesa, inspirada nas tradições gastronômicas do sudeste chinês. Os convidados podem ser acomodados no salão principal, ou em uma das três salas privativas, que reverenciam as dinastias chinesas Tang, Ming e Qing.



Aberto a partir da tarde, o Le Bar possui um visual autêntico do período imperial, e serve como um óptimo ponto de encontro para um cocktail com inspiração oriental antes do jantar. Uma extensa carta de vinhos também está à disposição dos hóspedes, e pode ser degustada em ambientes privativos.




Para uso exclusivo dos hóspedes, o Shangri-la Hotel de Paris oferece um relaxante centro de bem estar, além de um fitness center aberto 24 horas, com assistência personalizada durante o dia. Uma piscina indoor com 16 metros, que conta com luz natural e um pátio ao ar livre, que acabou de ser construída, no local onde antes funcionavam os estábulos de Bonaparte.





A arquitetura e a história dos salões de baile do Shangri-la Paris são tombados pelo património histórico francês e merecem destaque pela sua beleza exuberante. Completamente restaurados para acomodar os eventos mais elegantes e importantes de Paris, os salões são ideais para eventos, casamentos ou festas cheias de glamour. Destaque para o Grand Salon, que ainda está decorado com os chandeliers imperiais originais, lareiras revestidas em mármore e mobiliário estilo Louis XIV (comporta até 350 convidados), 




e para a exótica elegância francesa presente no Salon Roland Bonaparte, com capacidade para 250 pessoas.





A excelente localização do Hotel, no coração de Paris, proporciona passeios incríveis pela cidade, como admirar a beleza de residências históricas, visitas aos mais importantes museus e pontos turísticos da Europa, como o Louvre, o Arc de Triomphe e o Jardin dês Tuileries, tudo isto aos pés da infinita grandeza da Tour Eiffel.
Com um jardim privativo recriado pelo paisagista Louis Benech, o Shangri-la Hotel em Paris oferece aos seus hóspedes a possibilidade de desfrutar de uma experiência única na vida.


Localização: 10 Avenue d’Iéna, Paris – França

Coordenadas: 48°51’50”N 02°17’36”E

Telefone: +33 (1) 5367-1998

site: www.shangri-la.com